Olá galera,
A busca por melhores salários, um bom emprego e uma boa qualidade de vida é interminável. Por isso, estou sempre lendo informações a respeito de recrutamento e seleção, comportamentos, RH, dicas de especialistas em recursos humanos, etc. Ontem, ao pesquisar por algo de interessante para ler na internet, achei este artigo abaixo publicado no canal de carreiras da Info Abril (Plantão Info). Ao ler o artigo, lembrei de várias coisas que havia lido no livro "Seis chapéus do pensamento" de Edward de Bono. Este autor inventou uma teoria que diz que as pessoas são identificadas por 6 cores. O comportamento de cada pessoa é definido através da cor correspondente. Por exemplo, Chapéu preto: Avaliação do risco, potenciais problemas, perigos, dificuldades, etc. Chapéu branco: Dados, informação, fatos - conhecidos e necessários, etc. Chapéu vermelho: Palpites, reação instintiva, intuição, Sentimentos, etc. Chapéu verde: Criatividade, ideias, alternativas, soluções, possibilidades, etc. Chapéu azul: Controle do processo, gerir o pensamento, etc. E, por fim, chapéu amarelo: Benefícios e valor com lógica, a visão otimista, os pontos positivos, etc. Estou colocando o artigo na íntegra em meu blog com o intuito de não perdê-lo. Vale lembrar que quem escreveu o artigo que estou postando abaixo foi Talita Abrantes de Exame.com, na quarta-feira dia 21/07/2010 - 10h50.
Como convencer alguém a contratar você?
SÃO PAULO - "Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém". Foi com esses versos que Vinícius de Moraes (tão bem) aconselhou aqueles que desejam enveredar pelos rumos dos bons relacionamentos.
O tom poético, no entanto, não é válido apenas para casais apaixonados. Quem quiser um bom emprego jamais pode perder este conceito de vista.
É o que afirma a consultora Sueli Brusco, diretora executiva da SimGroup, consultoria especializada em marketing e programas de reconhecimento. De acordo com ela, a primeira estratégia de um candidato para conquistar uma oportunidade de emprego é criar empatia com o recrutador. "Se esse é o objetivo do candidato, ele precisa sair um pouco do próprio mundo", afirma.
O conselho, a princípio, pode parecer abstrato e pouco prático para o contexto de tensão de um processo seletivo. Por isso, com a ajuda de Sueli e de dois dos principais especialistas em marketing pessoal do país, mapeamos quatro técnicas para que você garanta a sua contratação:
1. Leia. Escute. Veja. Sinta os detalhes
A primeira estratégia para criar uma situação empática com o recrutador é prestar o máximo de atenção nas características dele. O professor Fabiano Caxito, autor do livro Não deixe a vida me levar, a vida levo eu (Editora Saraiva), lembra que a entrevista nada mais é do que um bom diálogo. "Conversar é saber os limites da outra pessoa", afirma. "O bom conversador é aquele que ouve melhor".
Isso significa que o candidato precisa estar atento a cada detalhe do recrutador. As expressões que ele usa, o tom de voz, a maneira como senta ou gesticula dão indícios sobre o perfil do entrevistador e, sobretudo, sobre como você deve se portar para conquistá-lo.
"A maneira como a pergunta é feita pode indicar o jeito com que o candidato deve respondê-la, por exemplo", explica.
2. A tática do espelho
Feito isso, o segundo passo é imitar o recrutador. Isso mesmo. "Nós gostamos de quem é igual a nós", explica Sueli. Exemplo disso, segundo a especialista, é a maneira como os casais enamorados gesticulam de maneira semelhante quando estão juntos.
Por isso, durante a entrevista, crie uma espécie de espelho com o recrutador. "Isso abre um canal de comunicação", diz.
Tente se sentar de maneira semelhante ao modo como ele está sentado. Module seu tom de voz para um em sintonia com o dele. Use gestos parecidos, adote a mesma postura. "Cuidado para não ser mecanizado e artificial", afirma.
3. Para além das palavras
As palavras não são suas únicas armas de persuasão durante uma entrevista de emprego. Tudo, desde a maneira como você se veste até o modo com que movimenta os olhos, é utilizado pelo recrutador para compreender você.
"Nosso corpo envia continuamente mensagens positivas e negativas, e um candidato a emprego faz isso de forma amplificada, por se tratar de um momento de grande estresse", afirma Mario Persona, especialista em marketing pessoal e autor de livros como Dia de Mudança (Editora Futura).
"Quando ficar em dúvida, o entrevistador acreditará mais no que vê do que no que ouve".
"Se a pessoa senta muito de lado, ou com a perna cruzada, denota que ela está fechada para a conversa", enumera Sueli. "Agora se, enquanto fala, ela olha muito para os lados, é provável que esteja mentindo".
A dica é estar sempre alinhado com aquilo que você fala. "Se você não sabe responder, o melhor é ser sincero, do que inventar alguma história e ser denunciado pelo próprio corpo", afirma Caxito.
4. Construa uma marca
A tacada final para deixar o recrutador encantado, ou melhor, convencido de que você é a pessoa ideal para aquele cargo é ter uma boa história de vida profissional.
Assim, antes da entrevista, faça um check-up da sua carreira. Defina seus pontos fortes. Liste todos suas conquistas profissionais. Escolha fatos consistentes para elaborar sua marca pessoal.
"A marca tem o propósito de agregar diferencial a um produto", explica Caxito. "No mercado de trabalho, ela é construída com resultados e com seriedade". Ou seja, a valorização de seu passe no mundo dos negócios é determinada pelo quanto você se importa com seu futuro profissional, todo os dias de trabalho.
Por isso, não espere a oportunidade aparecer para se preparar. Invista em cursos de atualização, desenvolva a sua inteligência emocional e trabalhe com excelência.
Olá!
Olá para todos,
Para aqueles que não me conhecem, eu sou Ronan e estou escrevendo este blog com o intuito de reunir informações daquilo que eu gosto de fazer. Sou formado em computação e gosto de ler e escrever sobre Liderança, Desenvolvimento Pessoal, Motivação e assuntos na minha área. Pretendo colocar aqui aquilo que é interessante pra mim. Se você gostar do conteúdo, ótimo!
Atualmente estou conhecendo um mundo novo, que é o mundo do empreendedorismo e que está me fascinando. Hoje eu prezo muito pela liberdade! Palavra forte que me faz acordar todos os dias pensando no quê fazer alcançá-la. Afinal, o que é liberdade? Aos poucos vou aprendendo o significado desta palavra e acho que muito poucas pessoas sabem o significado. Para aqueles que já sabem, meus parabéns! Um grande mentor deu um significado para esta palavra e que gostei: "Liberdade não é a ausência de regras e sim usufruir da disciplina." Eu gostei deste significado, mas acho que tem mais. Como não sei o que é ao certo ainda, vou tentando aprender o que é para mim. Ano passado fui apresentado ao Marketing de Rede e acreditem, mudei totalmente a minha concepção em relação ao mercado. Hoje eu acredito muito que este é o Negócio do Século XXI. Um mercado onde se encontra pessoas positivas, alto astral e todas lutam por seus ideais e acreditam num mundo melhor. É uma família de empreendedores de diversas áreas onde o sucesso de todos é interessante para todos! Vou escrever sobre isso também, afinal, tenho lido demais sobre este assunto.
Para aqueles que não me conhecem, eu sou Ronan e estou escrevendo este blog com o intuito de reunir informações daquilo que eu gosto de fazer. Sou formado em computação e gosto de ler e escrever sobre Liderança, Desenvolvimento Pessoal, Motivação e assuntos na minha área. Pretendo colocar aqui aquilo que é interessante pra mim. Se você gostar do conteúdo, ótimo!
Atualmente estou conhecendo um mundo novo, que é o mundo do empreendedorismo e que está me fascinando. Hoje eu prezo muito pela liberdade! Palavra forte que me faz acordar todos os dias pensando no quê fazer alcançá-la. Afinal, o que é liberdade? Aos poucos vou aprendendo o significado desta palavra e acho que muito poucas pessoas sabem o significado. Para aqueles que já sabem, meus parabéns! Um grande mentor deu um significado para esta palavra e que gostei: "Liberdade não é a ausência de regras e sim usufruir da disciplina." Eu gostei deste significado, mas acho que tem mais. Como não sei o que é ao certo ainda, vou tentando aprender o que é para mim. Ano passado fui apresentado ao Marketing de Rede e acreditem, mudei totalmente a minha concepção em relação ao mercado. Hoje eu acredito muito que este é o Negócio do Século XXI. Um mercado onde se encontra pessoas positivas, alto astral e todas lutam por seus ideais e acreditam num mundo melhor. É uma família de empreendedores de diversas áreas onde o sucesso de todos é interessante para todos! Vou escrever sobre isso também, afinal, tenho lido demais sobre este assunto.
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